Desde os primórdios do rock, os músicos e fãs do ritmo usam suas vestimentas como uma maneira de transmitir sua identidade e pertencimento a uma comunidade.
Isso resultou em uma variedade de estilos dentro do universo do rock ao longo dos anos, cada um com sua própria estética distinta.
LINHA DO TEMPO:
1950: Elvis marcou o cenário fashion da época, popularizando a jaqueta biker, inovando com calças de couro e também jeans ajustadas ao corpo.
1960: Foi a vez dos Beatles trazerem as Chelsea boots para os palcos. Essa bota até hoje é um item must have do armário masculino.
1970: Essa década ficou marcada por várias estéticas diferentes.
Jimi Hendrix marcou o público com seu estilo hippie, tecidos mais coloridos, soltos e fluídos, estampas psicodélicas.
Bob Dylan também influenciava com o seu look folk.
Ao final dos anos 70, cantores como David Bowie e Roxy Music viraram símbolos musicais, quebraram padrões de gênero e redefiniram a estética de toda uma época para algo mais glam, apostando em looks quase teatrais, com muito brilho, saltos plataformas, maquiagens e peças justas.
1980: Cabelos coloridos, penteados moicanos, maquiagem pesada, jaquetas com aplicações de spikes e o jeans rasgado compunham parte do visual punk e rebelde da juventude da época. A banda Sex Pistols traduzia essa luta contra os padrões sociais em suas vestes.
1990: Não há dúvidas de que a peça chave foi a camisa de flanela representando o grunge, tendo como astro o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain.
2000: Muitas peças que repercutiram o estilo rocker nas décadas anteriores voltam a cena, se misturando com um estilo skatista, muito bem representadas pela banda Simple Plan. Calças com modelagem slim, gravatas, jaquetas pretas, munhequeiras, cintos pesados, peças camufladas, etc.
Não há um único estilo "certo" dentro do universo do rock, você pode criar sua própria versão, adaptando as influências ao seu gosto pessoal.
A moda rock é sobre ousadia, autenticidade e confiança, então não tenha medo de experimentar, misturar peças e criar seu próprio visual único.
Comments